ALM Summit 2012: Eu fui!

Olá, pessoal

Contando um pouquinho pra vocês como foi minha ida ao ótimo ALM Summit 2012, que aconteceu nos últimos 27 e 28 de abril, na sede da Microsoft (SP).

Em primeiro lugar, esperava mais gente no evento. Talvez por ter sido gratuito, muitos inscritos acabaram não dando o devido valor (e provavelmente roubando vaga de outras que realmente iriam). Outro fator que contribuiu muito para a ausência de público, foi a escolha das datas, que caíram justamente num final de semana de feriado prolongado (bad bad choice!).

Mas é claro que o evento não estava deserto! Havia um número razoável de guerreiros que encararam tempo chuvoso e privaram-se de um feriadão para estar lá (além de nós do MS, havia gente de Minas, Rio Grande do Sul e Rondônia!).

Em segundo lugar, é sempre bom matar saudades daquela máquina de café da Microsoft. Eu preciso de uma daquelas. Virou sonho de consumo!!

Brincadeiras à parte, vamos às palestras:

No primeiro dia do evento, assisti por completo a trilha “Dev11”, onde destaco duas palestras: a 1ª do dia, com o Elemar Jr. (MVP C#), desenvolvedor sempre presente no grupo .Net Architects e que mantém um ótimo blog técnico. O cara mandou muito bem na sua palestra sobre testes (um verdadeiro tapa na cara de quem “não quer usar porque é perda de tempo”). Para mim, foi a melhor palestra de todo o evento. DICA: acompanhem o blog do cara!

A 2ª palestra que destaco foi a do Igor Abade (MVP ALM), ótimo palestrante, figurinha conhecida da comunidade .Net, que falou sobre “O futuro do Data Dude”. Tal “futuro” refere-se ao agora batizado de “Microsoft SQL Server Data Tools“. Esta ferramenta será mantida pela equipe do SQL Server e com ela podemos manter nossos projetos de banco de dados no Visual Studio, facilitando o versionamento de banco e a conexão/execução de queries direto do VS (recursos que antes faziam parte do VS, nas suas versões Premium e Ultimate). A ferramenta pode ser instalada no VS 2010 e já virá instalada no VS 11. E agora, totalmente free!

No segundo dia, tivemos uma trilha única, que focou em customizações no TFS. Destaco a palestra “TFS Branching Guide” do Cláudio Leite (ALM Ranger), com diversas técnicas de branching; a palestra “TFS Build Customization Guide” do André Dias (MVP ALM e ALM Ranger), principal organizador do evento, que mostrou como automatizar builds pelo TFS, fazendo deploy automático de aplicações ASP.Net no IIS, além de mostrar a automatização de builds de aplicações Java e VB6!!

Outra palestra de destaque foi “Customização de Code Analysis, Data Generators e Políticas de Check-in”, também do Igor Abade, que focou mais nos 2 últimos, mostrando como customizar tipos gerados pelo gerador de dados do VS (Premium/Ultimate) e como customizar políticas de check-in no TFS. Muito bom!

Ao final do dia, foi aberta uma sessão de perguntas para os palestrantes, que acabou em alguns momentos “desandando” pro lado dos devs (graças à presença do Elemar!). Valeu demais!

CONCLUSÃO

O ALM Summit 2012 (segunda edição do evento no Brasil) foi um evento muito bom, de alto nível, repleto de experts em ALM. Com certeza, estarei no próximo!

Como feedback aos organizadores, espero que seja mantida uma trilha para os devs (puxando a sardinha pro meu lado), mas excluindo-se palestras muito básicas (a palestra sobre Nuget – que parecia ser outra coisa pelo título da palestra –  caberia mais em um evento como o TechEd, como uma palestra de nível básico).

Outra sugestão é de que o evento volte a ser pago, pois além do coffee-break e brindes, acredito que teremos mais pessoas presentes.

No mais, parabéns à organização do evento! Até o próximo!

Para quem perdeu, fiquem de olho no twitter @AlmSummitBR e nos blogs/sites dos palestrantes para pegarem os materiais disponíveis.

————————————————————————-

Fim de feriadão. Vamos ao trabalhooooo! Fui!

Anúncios

3 comentários em “ALM Summit 2012: Eu fui!

Participe! Vamos trocar uma ideia sobre desenvolvimento de software!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s