Níveis de aspiração

Olá, galera

Quero compartilhar com vocês um post que li do David H. Hansson, chamado Levels of Aspiration. É um post bem pequeno mas que nos faz refletir: em que nível de aspiração nós estamos?

Ele inicia dizendo que “debates sobre tecnologia, técnica e processo não chegam a lugar algum com frequência porque os participantes estão argumentando a partir de níveis de aspiração diferentes”.

Para alguns, pode fazer todo sentido dizer “mas eu sempre fui/fiz assim e sempre funcionou”, enquanto outros podem escutar aquilo e pensar “meu Deus, que absurdo!”.

Imaginem que o autor da frase acima esteja em um nível onde: ele se contenta em simplesmente “fazer funcionar”, o software no qual ele trabalha é extremamente pequeno e utilizado por um pequeno comércio próximo à sua casa, ele não tem intenção de sair de onde está (qualificação técnica, ir para uma empresa maior, trabalhar com softwares maiores, etc.).

Agora, imaginem que o ouvinte da frase esteja em outro nível: ele trabalha com softwares mais complexos e adota diversas boas práticas da engenharia de software moderna, tais como testes automatizados.

É fácil entender o motivo do “que absurdo!”, não é?

Hansson ilustra os níveis de aspiração usando uma hierarquia técnica, ilustrada pela figura abaixo (que eu “roubei honestamente” do post original):

Ele também diz que você pode imaginar uma hierarquia similar em termos geográficos, ou seja, de baixo para cima: local, municipal, regional, nacional e global.

Ele conclui dizendo que, para um debate ser produtivo, deve-se identificar em qual nível encontra-se a pessoa para qual você está falando e usar argumentos do nível imediatamente acima. E ainda que, se há um interesse em ajudar a pessoa a subir de nível, a mesma deve estar disposta. Muitas vezes, a pessoa não está, então não há o que fazer, nem o que debater.

Eu concluo com algumas perguntas para reflexão:

Em que lugar dessa hierarquia você está?
Qual seu nível de aspiração? Aonde você quer chegar?
Trabalha em equipe? Ela aspira o mesmo que você?
E em relação à sua empresa? Seus objetivos são comuns? Você quer ir na mesma direção?

Tentem responder. Pode inspirar.

Leiam também o post original e deixem suas opiniões.

Até a próxima!

Anúncios

2 comentários em “Níveis de aspiração

Participe! Vamos trocar uma ideia sobre desenvolvimento de software!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s