Azure Summit Brasil 2013 – Eu fui!

Olá, galera

Azure Summit Brasil 2013Tive o prazer de participar no último sábado (16/03) do Azure Summit Brasil 2013, evento dedicado ao Windows Azure realizado na Microsoft/SP.

Vou compartilhar aqui o que vi e achei do evento. Vale lembrar que o evento foi composto por 4 trilhas, então, por razões óbvias, não deu para acompanhar tudo o que aconteceu.

ORGANIZAÇÃO

Organizado pela BR Soluções Integradas com apoio da Microsoft, é até redundante falar sobre a qualidade da organização. Infra-estrutura, aquela máquina de café dos sonhos, coffee-breaks de primeira, pontualidade das palestras, tudo 100%.

Isso tudo com o prédio em manutenção! Os organizadores optaram por não cancelar o evento e conseguiram dar conta do recado, providenciando toda a infra-estrutura necessária (evento à base de geradores!).

PALESTRAS

A keynote do evento ficou por conta do Luciano Condé, gerente de produto do Windows Azure no Brasil. Condé passou uma visão geral sobre o Azure, falando sobre seus principais serviços como VHD, WebSites, Cloud Services, Mobile Services, Service Bus, entre outros.

Uma das novidades passadas por ele é a realização do Global Windows Azure Bootcamp, que acontecerá em 27/04. Fiquem atentos!

Por fim, uma curiosidade: a Microsoft dispõe de 8 datacenters ao redor do mundo, sendo que um deles, em Chicago, tem o tamanho de 11 campos de futebol americano!

Após o coffee-break da manhã e já com os auditórios divididos, iniciaram-se as palestras propriamente ditas. Eu fiquei o dia todo no Auditório 1, onde acompanhei:

  • “Continuous Delivery para Windows Azure usando Team Foundation Service”, com o André Dias;
  • “Javascript do cliente para a Nuvem com Windows 8, Node.js e Windows Azure”, com o Giovanni Bassi;
  • “Criando Soluções de Big Data com Windows Azure”, com a Viviane Ribeiro;
  • “Desenvolvendo Mobile Services com Windows Azure”, com o Ricardo Dorta;
  • “Distribuindo conteúdo através do Media Services”, com o Marden Menezes.

Gostei bastante da palestra do André, que teve uma breve teoria sobre Continuous Integration, Continuous Deployment e Continuous Delivery (conceitos, lembram?) e depois passou para demos, mostrando como integrar o Team Foundation Service com o Azure.

Realmente, é impressionante como é simples automatizar uma build pelo Azure e fazer o “swap” entre staging e produção. Também foi mostrado o deploy com o Git, que passou a ser suportado pelo TFS há pouco tempo.

Outra palestra bem legal foi a do Giovanni Bassi, que, em poucos minutos, publicou no Azure um chat feito com NodeJS. Tudo na base do prompt de comando (hardcore!!!).

As demais palestras também foram interessantes. Todas com novidades de áreas que não são muito “minha praia”. Pena ter exagerado no networking e ter perdido boa parte da palestra do Ricardo Dorta. Achei bem legal ele demonstrando como enviar notificações para aplicações Windows 8 (as Windows Store Apps).

UMA CURIOSIDADE

Fato inusitado é que eu acabei sendo o PRIMEIRO INSCRITO DO EVENTO, confirmado no dia pelo André Dias.

No dia de abertura das inscrições, eu estava no site do evento no início da madrugada vendo alguns links e falando sobre o evento para alguém pelo Facebook, quando, ao clicar em um link, o site foi atualizado, entrando o novo layout com a página de inscrição.

Imediatamente, fiz minha inscrição e até pensei na hora que eu provavelmente deveria ter sido o primeiro a se inscrever…

CONCLUSÃO

Mesmo com pouco tempo de divulgação, o evento foi um sucesso, com mais de 200 participantes presentes (fora os tantos que assistiram online e ao vivo). Além das palestras, foi legal poder trocar uma ideia com “os caras”, tirar uma dúvidas e pegar umas dicas. Muita coisa bacana para estudar e por em prática!

O Windows Azure está cada vez mais forte, com uma gama grande de serviços, e o mercado de computação em nuvem está cada vez mais em evidência, demandando por profissionais qualificados.

Acompanhe mais sobre o evento (repercussão e divulgação de slides/videos das palestras) em @AzureSummitBR e pela hashtag oficial #AzureSummitBR. Fotos do evento podem ser vistas na <página oficial do Facebook>.

Que venham outros eventos como este!

Anúncios

Um comentário em “Azure Summit Brasil 2013 – Eu fui!

Participe! Vamos trocar uma ideia sobre desenvolvimento de software!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s