NuGet – Gerenciador de pacotes para .NET

NuGetBlz, pessoal?

Vou falar neste post de uma ferramenta nova que vem sendo muito comentada pela comunidade .NET  desde seu lançamento no início de outubro/2010 (encontra-se atualmente na versão 1 CTP 2 – portanto não está em versão final). Trata-se do NuGet (chamado inicialmente de NuPack).

E o que é este NuGet? Não, ele não é aquela pasta para dar brilho aos sapatos nem aqueles empanados de frango. Ele é um gerenciador open-source de pacotes para a plataforma .NET.

Com o NuGet é possível baixar, instalar e adicionar referências ao projeto (EM UM ÚNICO COMANDO) de uma série de bibliotecas, tais como Unity, NHibernate, Moq! Você não vai precisar mais sair “caçando” as bibliotecas em seus respectivos sites, descompactá-las e adicionar as referências ao projeto manualmente.

E como fazer para usá-lo? É simples:

1) Primeiro, você deve ter instalado o Visual Studio 2010 (pode ser o Visual Web Developer 2010 Express) e o Windows Powershell 2.0 (nativo no Windows 7 mas há versão para XP).

2) Instale o NuGet, fazendo o download no CodePlex ou pelo Extension Manager do Visual Studio. Também é instalado junto com o ASP.NET MVC 3 Release Candidate. Instalação básica “Next->Finish”.

3) Agora é usar! Você pode gerenciar os pacotes via console dentro do Visual Studio (Menu View -> Other Windows -> Package Manager Console) ou ainda via dialog, clicando com o botão direito sobre o projeto e entrando em “Add Library Package Reference”.

Por exemplo, para listar todos os pacotes disponíveis usando o Package Manager Console, digite o comando “list-package”. Veja o resultado na figura:

Que tal instalar o NHibernate? Simples: com seu projeto aberto e selecionado no drop-down “Default project” do PMC (figura acima) digite o comando “install-package nhibernate.core” e aguarde o download e instalação do pacote. Após o término da operação o console estará assim:

Note na figura que outros pacotes utilizados pelo NHibernate foram instalados automaticamente (você não precisa mais ficar controlando dependências).

Verifique na raiz da sua solution que haverá uma pasta “packages” e, dentro dela, uma pasta para cada pacote baixado. Note também que foram adicionadas as referências de cada um deles no projeto.

Legal, né? Quer saber mais? A melhor forma é consultar a documentação. Nela você encontra a lista de comandos do Package Manager Console e instruções de como fazer seus próprios pacotes e publicá-los. Também há um tutorial passo-a-passo desde a instalação até o uso do Package Manager Console e da dialog Add Library Package Reference.

Concluindo: O começo do NuGet é bastante animador e ele tem tudo para se tornar o gerenciador de pacotes definitivo para .NET! Vale a pena dar uma conferida e ficar ligado nas próximas atualizações. Até o lançamento da versão final (RTM) muita coisa pode melhorar.

Fui!

Anúncios

Participe! Vamos trocar uma ideia sobre desenvolvimento de software!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s