Blz, galera?

Esse post é uma mera reflexão sobre algo que percebo ser bem incomum entre os desenvolvedores de software: a leitura de livros técnicos.

Boa parte, senão grande maioria, simplesmente não lê. No máximo, algumas folheadas em um ou outro capítulo.

Então, ao me perguntar sobre o motivo para tal escassez de leitura, me vem de “bate-pronto” que a principal desculpa seria a falta de tempo (que é desculpa para tudo, não é?). E por faltar tempo, o mais prático e rápido é: pesquisar na Internet (São Google!).

Realmente, é inegável que temos hoje na web conteúdo de sobra para quem quer se capacitar: milhares de blogs técnicos (como este :)), podcasts, webcasts, cursos online, etc. Com certeza, todos são fundamentais e devem ser explorados ao máximo, mas, em defesa dos livros, argumento que:
– Um único livro agrega o que há de mais importante sobre o assunto central do mesmo, ao invés de tê-los “esparramados” em diversos artigos.

Não é possível pesquisar no Google algo que você nem sabe que existe! São os livros que mostram certos recursos que nós nem imaginamos. Então, sabendo de sua existência, é possível fazer pesquisas mais específicas na web e estudar mais sobre o assunto.

– Em um livro, vemos o conhecimento de anos de experiência dos mais renomados nomes da área. Todo este conhecimento não está disponível no blog do autor (ou está parcialmente).

– Seguindo a lógica do 2º ítem, são os livros que nos fazem ir atrás de mais material sobre seu autor (que muitas vezes nem conhecíamos).

– Um livro pode ser lido em qualquer lugar, mesmo sem Internet (não brinca?!).

– Eu, particularmente, prefiro ler o livro físico do que na tela do PC, que cansa demais a vista.

Quanto à falta de tempo, pura e simplesmente, por mais que seu dia seja complicado – acorda muito cedo para chegar ao trabalho, que é longe demais, faz faculdade à noite, cuida dos filhos, pratica musculação (ou qualquer outro esporte), etc – pergunto a você: é realmente impossível dedicar-se a leitura de 10 (apenas dez) páginas de um livro por dia, apenas 3 vezes por semana?

Fazendo as contas, seriam 120 páginas no mês, ou seja, mais ou menos 1/3 de muito livro por aí. Claro, existem muitos livros que são verdadeiras “bíblias”, com mais de 800 páginas. E daí? O importante é ler, mesmo que leve 1 ano! E não é preciso ler de uma só vez o mesmo livro. Dá para voltar àquele livro gigantesco mais tarde, após a leitura de outro(s).

De novo, é realmente impossível?

Outra possível desculpa seria a de que livros são caros. Mas quem disse que você precisa comprar duzentos de uma vez? Há vários livros em torno de 60, 70 reais. Que seja caro: mais de 100 reais. Compre apenas um a cada 3 ou 4 meses. Tenho certeza que muita gente gasta muito (mas muito) mais em baladas, cerveja e churrasco. Reserve um pouquinho para sua carreira.

CONCLUINDO

Livros são fontes inestimáveis de conhecimento e agregam demais para qualquer profissional, pois trazem bagagem de anos dos mais experientes profissionais da área, além de ajudar a solidificar várias práticas e conceitos no mercado.

Se você deseja ser um profissional de verdade, acima da média, dê atenção aos livros.

Tente responder a si mesmo: “por que eu não leio livros técnicos?”

[]s e boa leitura!

ps.:  Livros indicados <<aqui>>