Mais um ano se foi e muita coisa boa aconteceu. Foi um ano de muito aprendizado e estudos intensos. Abaixo uma rápida retrospectiva:
-
- Consegui me “libertar” pelo menos em 90% das aplicações .NET 2.0, migrando ou começando novas com o .NET 4.0.
- Terminei de ler alguns livros clássicos como o “Clean Code (Uncle Bob)” e “Head First – Design Patterns”. Foram, ao total, 9 livros técnicos lidos na íntegra durante o ano.
- Dediquei muito tempo de estudos ao padrões de projeto (Design Patterns), boas práticas, arquitetura de software e agilidade.
- Algo não programado, mas muito bem-vindo, foi o curso “Profissional Scrum Developer (PSD)” da Scrum.org. Foi uma semana de curso em São Paulo com o MVP Giovanni Bassi, trabalhando na prática com Scrum em “mini-sprints”. O curso também proporcionou que eu fizesse a prova de certificação de mesmo nome (PSD). Aproveitei o embalo e fiz a prova de PSM I (Professional Scrum Master – Nível 1).
- Falando em certificações, uma meta não cumprida foi a renovação das minhas certificações para o .NET 4.0. Fica pra 2011!
- Tivemos a oportunidade de receber na empresa por uma semana, o Giovanni Bassi e o André Dias, sócios da Lambda3, prestando consultoria em ASP.NET MVC, DDD, BDD e Team Foundation. Foi excelente e serviu como um ponta-pé inicial para uma verdadeira revolução em nossa forma de trabalhar (aliás, utilizando Scrum 🙂 ).
- Participei pela primeira vez de um Coding Dojo, aproveitando a semana dos consultores conosco e contando com a organização da PantaNET (também fizemos um Dojo dentro da empresa).
- Estive presente no bate-papo com o MVP Ramon Durães, falando sobre TFS, Scrum entre outros assuntos do momento.
- Coloquei este blog no ar (finalmente) e venho mantendo o mesmo sempre atualizado.
Para 2011, os desafios são ainda maiores. Há muito serviço a ser feito!! Minhas metas são (não estão em ordem de importância):
- Especializar-me em DDD (Domain-Driven Design), o que inclui o término do livro do Eric Evans e outro do Jimmy Nilsson.
- Espero ler, ao menos, 1 livro técnico a cada 2 meses (média inferior à de 2010, mas os livros são mais densos).
- Atualizar minhas certificações Microsoft para o .NET 4.0. Meta de 1 certificação por semestre.
- Aumentar minha frequência de posts no blog.
- Terminar 2 aplicações desenvolvidas totalmente com conceitos de DDD, em ASP.NET MVC 3.
- Colaborar cada vez mais no crescimento e melhoria do processo de desenvolvimento de software da empresa onde trabalho.
- Aprender uma linguagem nova. A escolhida é o Ruby, na plataforma Ruby on Rails.
Final do ano volto pra dizer se consegui cumprir todas as metas.
Participe! Vamos trocar uma ideia sobre desenvolvimento de software!