E a Maré de Agilidade se foi…

Fala, galera

Passada rápida para deixar minhas impressões sobre o Maré de Agilidade – Edição Pantanal, que aconteceu em nossa capital entre 18 e 24/05.

Cursos

Dos 3 cursos oferecidos, pude participar do curso de Domain Driven Design (DDD) com o @felipero, vulgo Felipe Rodrigues, um dos caras que pratica e fala sobre a técnica há anos.

O curso teve um enfoque na prática. A turma foi dividida em 4 equipes de 5 pessoas, onde cada equipe seria responsável por desenvolver um módulo de um sistema de planejamento de fluxo de caixa. As equipes deveriam entender o negócio com o especialista e discutirem entre si para definir como os módulos (ou contextos no DDD) iriam se comunicar.

Confesso que não saí 100% satisfeito do curso. Não sei dizer o que faltou. Talvez por ser um assunto (ou seria o livro?) complexo e a turma conhecer pouco ou nada do assunto. Talvez 12 hrs seja pouco para falar de DDD. Enfim…

Valeu pela experiência de trabalhar com múltiplos contextos na prática, o que abrange justamente a parte mais chata do livro do Evans, e pela oportunidade de conhecer o @felipero e tirar várias dúvidas com ele.

Dia de palestras

Dia 21, sabádo, foi o dia das palestras. Na primeira delas, o Paulo Vasconcellos, da Finito,  falou, com muito bom humor, sobre o papel do analista de negócio no mundo Agile. Ele cogita sobre a existência de um time de ANs (por que não?) e também sobre a importância dos casos de uso, dizendo não gostar muito de user stories (confesso que ainda não digeri bem essa dos casos de uso….). Ele postou em seu blog sobre sua presença no evento.

Na segunda palestra, Saulo Arruda, da Jera, falou sobre as fases da carreira de um programador, comparando-as com as fases de nossa vida (a palestra mais descontraída do dia). Em seguida, e encerrando a manhã, veio o Felipe Rodrigues, da Crafters, falando sobre coaching, como uma técnica de desenvolvimento profissional.

Na primeira palestra da tarde, veio o Paulo Silveira, da Caelum, fazendo live-coding com TDD e Java. O título inicial da palestra era “Arquitetura ágil em Java” e ao me deparar com “TDD” em seu slide de abertura, fui pego totalmente de surpresa, já que a minha palestra, que viria a seguir, era sobre….TDD!!!

Graças a Deus, as palestras não chegaram a conflitar tanto. Ele caiu direto no código, dando pouco enfoque aos conceitos do TDD e mostrando mais quais as consequencias (desagradáveis) que podem aparecer quando testamos DEPOIS do código ser implementado.

Depois veio a minha palestra, onde falei de TDD com .Net. Na primeira parte dei um enfoque teórico, mostrando os conceitos principais do TDD e algumas boas práticas. Na segunda parte, fui pro live-coding, implementando uma classe que retorna um elemento da sequência de Fibonacci. Minha palestra basicamente está resumida neste post.

Encerrando as palestras, o Alexandre Gomes, da SEA, criador do Manifesto 2.0, faz uma comparação entre as empresas 1.0 e as empresas 2.0. Com muito bom humor, ele dá um verdadeiro tapa na cara dos empresários 1.0, que ainda vivem no mundo do bloqueio de Internet “para garantir a produtividade do funcionário”, horário rígido de trabalho, profissionais vistos como meros “recursos”, entre outras coisas.

Neste dia, também foram distribuídas camisetas do evento e sorteados vários brindes, como livros e cursos.

Conclusão

O Maré foi um ótimo evento, muito bem organizado (parabéns à galera da Jera) e com figuras muito bem conceituadas na comunidade de desenvolvimento de software. Os cursos lotaram e o auditório estava cheio no dia das palestras.

Senti-me honrado por poder palestrar no meio desses feras. Assim como o Paulo Vasconcellos, eu também sou bicho-do-mato, e voltei a palestrar neste evento como uma forma de ajudar a integrar a comunidade .Net. Rolou um certo nervosismo de quem não está acostumado com a coisa – só havia palestrado 2 vezes na vida e há quase 1 década – mas acho que foi tudo bem 🙂 .

Vale dizer também que a palestra do Alexandre Gomes foi a melhor de todas. Devia ter sido vista por vários empresários, diretores e gerentes por aí….

Que outras marés cheguem à capital do MS….

[ATUALIZADO EM 01/06/2011]
Abaixo eu palestrando:

[]s e até a próxima

Anúncios

Um comentário em “E a Maré de Agilidade se foi…

Participe! Vamos trocar uma ideia sobre desenvolvimento de software!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s