Retrospectiva 2011

Bom galera, mais um ano se foi e deixo aqui algumas das coisas que realizei profissionalmente em 2011. Foi um ano extremamente positivo! Vamos lá:

No início de 2011, tive a oportunidade de participar de outro treinamento de Scrum, o PSF – Professional Scrum Foundations, curso oficial da Scrum.org, oferecido aqui no Brasil pela Lambda3. Foi um curso importante para reforçar os conceitos do Scrum, que havíamos introduzido mais ou menos no meio de 2010, tirar algumas dúvidas e também para apresentar o framework para outras pessoas da empresa.

Considero um ótimo curso para quem quer iniciar com Scrum. É totalmente prático. Em meio à teoria, são executadas “mini-sprints”, com os times entregando pequenos incrementos de “software”. Recomendo!

Em maio, participei do Maré de Agilidade – Edição Pantanal, evento nacional totalmente focado em agilidade. No evento,  pude fazer o mini-curso de Domain-Driven Design com o Felipe Rodrigues, da Crafters e também palestrar com o tema “TDD com .Net” (escrevi sobre o evento aqui).

Em agosto, tivemos em CG a presença do Maurício Aniche da Caelum, que palestrou sobre TDD. Não foi uma palestra introdutória. Ele mostrou, com exemplos, como obtemos melhoria em nosso design com TDD, além de ter tirado várias dúvidas da galera. Nota 10!

Ainda em agosto, tive a oportunidade de ser convidado para escrever para a revista Engenharia de Software, da DevMedia. Após alguns e-mails com o Eduardo Spínola, fechamos o tema (Domain-Driven Design) e comecei o trabalho. Foi minha 1ª experiência escrevendo para revistas mas topei o desafio. Foi um trabalho enorme, muito mais difícil e demorado do que escrever em um blog, o que acabou me deixando sumido por um mais de 1 mês. Mas valeu muito a pena, gostei bastante do resultado, que em breve será publicado. Comunico vocês!

Em outubro, fui convidado pelo Gustavo Malheiros da Pantanet para participar do Community Zone 2011, evento Microsoft que reúne MVP’s, parceiros, líderes de grupos de usuários e influenciadores em geral. O evento foi realizado na sede da Microsoft, em Sampa, e foi legal conhecer algumas “figurinhas” que normalmente só “vemos” em blogs, fóruns e redes sociais. Valeu a experiência!

Para terminar o ano, participei de mais um treinamento da Lambda3, novamente dentro da empresa. Foram 3 dias completos sobre TDD e BDD, onde pude reforçar o que já sei e ter uma noção melhor de BDD e testes de aceitação automatizados. Mais uma vez, recomendado!

Além dos eventos/cursos acima, havia também minhas metas 2011, publicadas aqui no blog há 1 ano.

Abaixo o resultado da correria:

1) Especializar-me em DDD (Domain-Driven Design), o que inclui o término do livro do Eric Evans e outro do Jimmy Nilsson
Ignorem o “especializar-me”, ok? Venho estudando e aplicando conceitos do DDD há quase 1 ano e meio, e pra mim, ESPECIALISTA é “o cara” sobre o assunto. Li o livro do Evans (e reli alguns pontos), mas acabei por não estudar o livro do Nilsson. Em compensação, fiz o curso de DDD do @felipero no evento Maré de Agilidade, assisti a palestras do Evans na InfoQ e escrevi sobre DDD para a revista Engenharia de Software. Por tudo isso, considero que a meta foi atingida!

2) Espero ler, ao menos, 1 livro técnico a cada 2 meses (média inferior à de 2010, mas os livros são mais densos)
Quase! O 6º livro está na metade! Livros lidos:
– Pro ASP.NET MVC 2 Framework (Steven Sanderson)
– Test-Driven Development By Example (Kent Beck)
– Growing object-oriented software guided by tests (Steve Freeman/Nat Pryce)
– The Agile Samurai (Jonathan Rasmusson)
– The Pragmatic Programmer – From Journeyman To Master (Andrew Hunt/David Thomas)
– Agile Project Management With Scrum (Ken Schwaber) (INCOMPLETO)

3) Atualizar minhas certificações Microsoft para o .NET 4.0. Meta de 1 certificação por semestre
Falha total. Meu foco de estudos foi para outra direção. Por exemplo, não estou fazendo nada novo com Windows Forms nem com WebForms e estou usando NHibernate ao invés do EF. Por enquanto, não penso em tirar outra certificação (por enquanto!).

4) Aumentar minha frequência de posts no blog.
Foram apenas 29 posts no ano, média mensal de aproximadamente 2,4 posts. Eu esperava conseguir pelo menos 1 post por semana. Não consegui!

5) Terminar 2 aplicações desenvolvidas totalmente com conceitos de DDD, em ASP.NET MVC 3
Infelizmente, por uma série de fatores, não conseguimos concluir as duas aplicações. Terminamos uma, que já está em produção. Desenvolvemos sempre pensando no domínio da aplicação. Utilizamos nomes para nossas classes/métodos que fossem totalmente relacionados ao negócio, dando foco à linguagem ubíqua (definição do DDD). Isolamos o domínio da aplicação em uma camada, seguindo o padrão arquitetural sugerido e padrões de design como Entidades e Repositórios. Considero a meta como parcialmente atingida.

6) Colaborar cada vez mais no crescimento e melhoria do processo de desenvolvimento de software da empresa onde trabalho
Claro que a opinião derradeira sobre isso deve vir da minha empresa e das pessoas com quem trabalho. Mas sem querer ser presunçoso, acredito estar fazendo minha parte, amadurecendo em práticas como TDD e DDD, aplicando princípios de design OO e design patterns em nossos projetos e fomentando essas práticas entre as pessoas do time.

7) Aprender uma linguagem nova. A escolhida é o Ruby, na plataforma Ruby on Rails
Por enquanto ainda estou no “default”, seguindo um livro de Rails e fazendo os exemplos. Criei um CRUDzinho básico, ou melhor, o Rails fez tudo pra mim com scaffolding, vi como fazer algumas validações e como funciona o esquema de migrations para versionamento do banco. Estou gostando bastante e continuarei os estudos daqui em diante. Considero a meta como atingida, porque o pontapé inicial sempre é o mais difícil e o propósito era conhecer a plataforma.

UFA! Conseguiram chegar até aqui? Obrigado!

Depois de tudo isso, deu para ver como foi o meu ano profissionalmente – pelo menos o que eu tenha me lembrado!

Que venha 2012 com mais desafios pela frente. A vontade de aprender e evoluir não morre nunca!

[]s

Anúncios

Participe! Vamos trocar uma ideia sobre desenvolvimento de software!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s