Rodando testes com NUnit no TFS 2012

Nativamente, uma definição de build configurada no TFS é capaz de rodar testes de unidade MSTest. No entanto, quem trabalha com o conhecido NUnit precisa fazer algumas configurações para que o build no TFS possa reconhecer e rodar esses testes.

Ao procurar uma solução na Internet, a maioria dos artigos que encontrei trata de versões anteriores do TFS e as possíveis soluções falam em editar o build template (aquele workflow gigantesco).

Pensando que poderia haver algo bem mais simples no TFS 2012, entrei em contato com o André Dias, da Lambda3, que me passou essa dica preciosa que compartilho com vocês neste post. Mais uma vez, obrigado, André!
———————————————————–
Nota: O Visual Studio e o TFS utilizados são os da versão 2012 e assumo que você já trabalha com o TFS, saiba criar “Team Projects” e definições de build e já exista uma definição criada/configurada para rodar testes (o default é que rode testes em assemblies contendo *test*.dll)
———————————————————–

Vamos seguir um passo-a-passo:

(1) Faça o download da extensão [NUnit Test Adapter] (será baixado o arquivo NUnitTestAdapter.vsix)

(2) [OPCIONAL] Se você quiser rodar os testes do NUnit usando o runner próprio do VS2012, visualizados pelo novo Test Explorer, instale a extensão. Obviamente, quem já trabalha com o NUnit, utiliza algum outro runner, como o do ótimo ReSharper.

(3) Agora vamos mesmo ao que importa. Renomeie a extensão do arquivo NUnitTestAdapter.vsix para .zip e descompacte o arquivo.

(4) Em seguida precisamos subir esses arquivos para o TFS2012. Para melhor organização, crie um novo Team Project para abrigar essas customizações. Vamos chamá-lo de “Build Extensions”.

(5) Faça o check-in dos arquivos descompactados no projeto Build Extensions, por exemplo, em “\Lib\NUnitTestAdapter”.

(6) Agora que os arquivos do NUnit estão no servidor de build, basta configurarmos o caminho para eles nas propriedades do controlador de build. Pelo VS2012, vá então em Team Explorer -> Builds -> Actions -> Manage Build Controllers.

(7) Na janela que abrir, selecione o controlador de build e entre em “Properties”. Você deverá chegar à janela abaixo:

(8) Na janela acima, você só precisa informar o caminho onde estão os arquivos no campo “Version control path to custom assemblies”. Seguindo os nomes sugeridos anteriormente,  temos: “$/Build Extensions/Lib/NUnitTestAdapter”.

(9) Clique em OK e prontinho. Basta executar sua Build e você verá que os testes de unidade serão identificados e rodados no servidor, exibindo os resultados no sumário:

É isso! Feito em questão de minutos!

Seu controlador de build reconhece testes com NUnit, ou seja, qualquer definição de build dentro da collection para a qual o controlador aponta, rodará os testes de unidade, exibindo seus resultados no sumário da Build.

Participe! Vamos trocar uma ideia sobre desenvolvimento de software!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: