Rodando testes com NUnit no TFS 2012

Olá galera

Nativamente, uma definição de build configurada no TFS é capaz de rodar testes de unidade MSTest. No entanto, quem trabalha com o conhecido NUnit precisa fazer algumas configurações para que o build no TFS possa reconhecer e rodar esses testes.

Ao procurar uma solução na Internet, a maioria dos artigos que encontrei trata de versões anteriores do TFS e as possíveis soluções falam em editar o build template (aquele workflow gigantesco).

Pensando que poderia haver algo bem mais simples no TFS 2012, entrei em contato com o André Dias, da Lambda3, que me passou essa dica preciosa que compartilho com vocês neste post. Mais uma vez, obrigado, André!
———————————————————–
Nota: O Visual Studio e o TFS utilizados são os da versão 2012 e assumo que você já trabalha com o TFS, saiba criar “Team Projects” e definições de build e já exista uma definição criada/configurada para rodar testes (o default é que rode testes em assemblies contendo *test*.dll)
———————————————————–

Vamos seguir um passo-a-passo:

(1) Faça o download da extensão [NUnit Test Adapter] (será baixado o arquivo NUnitTestAdapter.vsix)

(2) [OPCIONAL] Se você quiser rodar os testes do NUnit usando o runner próprio do VS2012, visualizados pelo novo Test Explorer, instale a extensão. Obviamente, quem já trabalha com o NUnit, utiliza algum outro runner, como o do ótimo ReSharper.

(3) Agora vamos mesmo ao que importa. Renomeie a extensão do arquivo NUnitTestAdapter.vsix para .zip e descompacte o arquivo.

(4) Em seguida precisamos subir esses arquivos para o TFS2012. Para melhor organização, crie um novo Team Project para abrigar essas customizações. Vamos chamá-lo de “Build Extensions”.

(5) Faça o check-in dos arquivos descompactados no projeto Build Extensions, por exemplo, em “\Lib\NUnitTestAdapter”.

(6) Agora que os arquivos do NUnit estão no servidor de build, basta configurarmos o caminho para eles nas propriedades do controlador de build. Pelo VS2012, vá então em Team Explorer -> Builds -> Actions -> Manage Build Controllers.

(7) Na janela que abrir, selecione o controlador de build e entre em “Properties”. Você deverá chegar à janela abaixo:

(8) Na janela acima, você só precisa informar o caminho onde estão os arquivos no campo “Version control path to custom assemblies”. Seguindo os nomes sugeridos anteriormente,  temos: “$/Build Extensions/Lib/NUnitTestAdapter”.

(9) Clique em OK e prontinho. Basta executar sua Build e você verá que os testes de unidade serão identificados e rodados no servidor, exibindo os resultados no sumário:

É isso! Feito em questão de minutos!

Seu controlador de build reconhece testes com NUnit, ou seja, qualquer definição de build dentro da collection para a qual o controlador aponta, rodará os testes de unidade, exibindo seus resultados no sumário da Build.

Fica a dica.
Até a próxima!

Anúncios

Participe! Vamos trocar uma ideia sobre desenvolvimento de software!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s