Investindo em seu portfólio de conhecimento

Olá, pessoal

Este artigo apresenta algumas dicas de como investir em seu “portfólio de conhecimento”, o qual é responsável por garantir que seu valor como um profissional esteja sempre em alta.

O termo “portfólio de conhecimento”, assim como o conteúdo deste artigo, foi retirado do excelente livro “The Pragmatic Programmer”, o qual é altamente recomendado para qualquer um que preze pela sua profissão.

Procurei tratar de todos os pontos ilustrados na seção correspondente do livro, exemplificando melhor alguns pontos e dando mais algumas dicas.

Começamos pelo tal do “conhecimento”. Boa leitura!

CONHECIMENTO É ALGO QUE EXPIRA COM O TEMPO

Conhecimento é um dos seus maiores bens como profissional, porém, ele expira com o passar do tempo. Em consequência, seu valor como profissional para sua empresa ou cliente, diminui. E todos nós sabemos o que acontece quando você se torna desvalorizado, não é?

Portanto, nós, como profissionais, devemos cultivar um portfólio de conhecimento, ou seja, o pacote de tecnologias, técnicas, linguagens, práticas e processos que forma nossa experiência na área.

TRATE COMO UM INVESTIMENTO FINANCEIRO

O investimento em seu portfólio de conhecimento deve ser tratado como um investimento financeiro:

– Invista regularmente até que se torne um hábito.

– Diversifique. Não se limite à tecnologia do seu projeto atual ou mesmo de sua empresa atual. Estudar outras tecnologias, além de te melhor preparar para novas oportunidades, ajuda a expandir sua mente, a pensar diferente e melhor. Além disso, você pode usar ideias de outras tecnologias em seu projeto atual.

– Gerencie risco. Não aposte todas as suas fichas em uma única tecnologia. Todo bom investidor faz um balanço entre alto risco e baixo risco.

– Considere ser um “early adopter” de uma tecnologia. Algumas vezes, aprender primeiro que os outros uma nova tecnologia pode render muitos frutos lá na frente. Esteja atento, mas não esqueça do item anterior!

– Reavalie constantemente. “Inspeção e adaptação”. Revise sempre seu portfólio. Às vezes, vale a pena abandonar uma tecnologia que está em baixa e começar a estudar outra em ascensão. Ou ainda, voltar a estudar alguma tecnologia que você tenha abandonado anteriormente.

DEFINA METAS

Podemos listar algumas sugestões que podem ajudar a evoluir seu portfólio: aprender novas linguagens, ler livros técnicos, fazer cursos, participar de grupos locais, participar de fóruns, assinar revistas, ir a eventos como Agile Brazil, TDC, TechEd, entre tantos outros, etc.

No entanto, diante de todas essas opções e tantas outras, é importante definir metas para que haja um foco, proporcionando um resultado mais efetivo.

Algumas metas poderiam ser:

– Ler 6 livros técnicos no 1º semestre.
– Fazer os cursos X e Y no 2º semestre.
– Participar ativamente do grupo ABC a partir de setembro.

Dica: não estabeleça muitas metas. Você não vai dar conta (eu já tentei!). Comece aos poucos.

BUSQUE NOVAS OPORTUNIDADES PARA APRENDER

Quando alguém lhe pergunta algo e você não sabe o que é ou como resolver, não pare por aí. Vá atrás da resposta. Pesquise na Internet, em livros, pergunte para alguém mais experiente. Esta última opção ainda agrega ao seu networking.

Outra oportunidade aparece quando estamos ociosos, esperando para ser atendido em um consultório, por exemplo. Leve algo para ler ou leia um ou mais artigos do seu agregador de feeds (se você não tem um, fica como mais uma sugestão para seu portfólio).

PENSAMENTO CRÍTICO

Seja crítico. Não aceite como uma “fórmula sagrada” qualquer coisa que você tenha lido. Algumas informações são passadas meramente para promover algo ou por xiitas que defendem com unhas e dentes determinados conceitos.

Questione. Leia mais do assunto, inclusive opiniões contrárias, até chegar à SUA opinião.

Dica: cuidado com esse “SUA opinião” para você não se tornar um cabeça-dura. Saiba ouvir.

SIGA AS REFERÊNCIAS

Encontre profissionais experientes, que sejam referência nacional ou mundial, e siga essas caras! Veja o que eles estão fazendo atualmente, sobre que tecnologias estão falando. Fique na cola!

Alguns deles podem se tornar “gurus” para você. Faça perguntas, troque ideias com eles.

CRIE UM BLOG TÉCNICO

Além de todos os tópicos mencionados – e que estão presentes no “The Pragmatic Programmer” – vale a pena enfatizar a importância de se criar um blog técnico.

É uma ótima forma de evolução profissional, funcionando como uma ferramenta para se atingir tudo que foi citado acima. Você ensina e aprende com isso, faz networking e ainda melhora sua comunicação escrita. Eu recomendo!

CONCLUINDO

Invista regularmente em seu portfólio de conhecimento para manter-se atualizado e valorizado na área. Tenha isso como um hábito.

Defina metas para te ajudar com essa missão. Não é uma tarefa fácil. Exige vontade e muita dedicação, mas é extremamente recompensadora.

Não adquira conhecimento no modo “deixa a vida me levar”. Seja pragmático.

Boa sorte e até a próxima!

Anúncios

2 comentários em “Investindo em seu portfólio de conhecimento

  1. Oi Robison Castilho, muito bom o post.
    Tenho uma palestra em que levo as pessoas a pensarem em 4 coisas “O que você sabe fazer?”, “O quanto esta estudando?”, “Quais eventos você frequentou” e “Qual o seu valor de mercado?”. Acredito que são itens vinculados ao seu post, pois na minha visão, estão diretamente relacionados. O valor de mercado depende de como atualiza seu currículo e o que você esta mostrando para este mercado.
    Na parte de “Dica: cuidado com esse “SUA opinião”” me deparei com isso em 2010 e fiz um post sobre o assunto no meu blog http://blog.samuelcavalcante.com/?p=73 .

    1. Olá, Samuel.
      Obrigado por comentar.

      Exatamente. Quanto mais atualizado, mais opções. Quanto mais atualizado e visível, mais e mais opções.

      Senão fica no mesmo pro resto da vida (O que o cidadão pode até preferir, principalmente se está ganhando dinheiro em um nicho específico, ao se tornar, por exemplo, a mosca branca do Cobol).

      Você escolhe, mas saiba escolher 🙂
      []s

Participe! Vamos trocar uma ideia sobre desenvolvimento de software!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s