Como foi o workshop com Ralph Johnson do GoF

Rolou neste último sábado, dia 15/11, no IME-USP, um “workshop” de design patterns com Ralph Johnson, um dos escritores do famoso livro “Design Patterns: Elements of Reusable Object-Oriented Software”. O livro completou 20 anos de lançamento  e ele esteve por aqui falando sobre isso.

Coloquei a palavra workshop acima entre aspas porque, ao contrario do título do evento, este foi na realidade uma grande palestra (pouco menos de 3h de duração). Os slides podem ser baixados <<aqui>>.

Abaixo, seguem alguns comentários a respeito do evento e dos slides mostrados. Como o tempo foi muito curto, ele parou no slide 43 (a 26 slides do final).

» Sobre a tão pedida 2a edição do livro, ele foi logo adiantando que não sabe se um dia ela irá sair! 😦

» Caso a 2. edição saia, ele disse que certamente Dependency Injection estaria nela (coincidentemente tenho uma série quase concluída falando sobre o assunto).

» Poucos padrões tratados: apenas Singleton, Iterator e Observer (com leves menções a Mediator e Adapter).

» Foco em uso recentes dos padrões mencionados nas linguagens atuais:
—— As populares funções sobre coleções (forEach, map, reduce, filter, select entre outras) como um uso mais atual e limpo de iterators.

—— No caso do Observer, o uso de eventos como parâmetro do método que notifica os “observers” e bibliotecas com suporte a data binding (evitando a notificação explícita dos interessados – comum em bibliotecas Javascript).

—— Programação Reativa (uso de Iterator com Observer). Assunto que está na minha fila de estudos. Pretendo escrever algo em breve.

» Ele finalizou falando sobre as já conhecidas falhas ao se utilizar design patterns: dar ênfase aos padrões como um fim ao invés de um meio de se chegar a um bom design e acreditar que algo é benéfico só porque foi usado algum design pattern.

» Perguntado sobre o futuro dos padrões do livro, ele também (obviamente) não soube prever o que irá acontecer com eles (é possível que o avanço das linguagens acabe inutilizando alguns deles, por ex.).

» Havia 20 e poucos participantes apenas. Sinceramente, esperava um número muito maior (na hora fiquei sabendo que o limite era de 40). Não sei se a divulgação foi ruim, se foi por causa do feriado ou se realmente não há muitos interessados no assunto… Lastimável!

» Agora tenho o livro autografado pelo Ralph Johnson!

Resumindo, acredito que o evento poderia ter sido muito melhor se o tempo de duração fosse maior e se tivesse rolado alguma coisa pratica. No entanto, valeu pela experiência em ter conhecido um cara influente na nossa área, cujo trabalho ainda é atual mesmo após 20 anos.

É o que eu sempre digo e repito: mais foco nos conceitos e não em ferramentas.

“That’s all, folks!”

Anúncios

2 comentários em “Como foi o workshop com Ralph Johnson do GoF

  1. Também queria ter um livro autografado pelo Ralph na minha estante. 🙂

    Se eu soubesse que ele ia aparecer aqui em SP teria dado um jeito de ir. Mas a divulgação deve ter sido só ao campus. Não vi nenhum blog da área comentando isso – só o da Caelum, mas depois do evento.

    Vlw ae pelo slides cara.

    1. Entao, só fiquei sabendo por meio de uma publicação do Mauricio Aniche (da Caelum) no Facebook há uns 15 dias do evento. Não lembro de ter visto mais nenhuma divulgação….

      []s!!

Participe! Vamos trocar uma ideia sobre desenvolvimento de software!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s