LINQPadBlz, galera?

Afim de aprender LINQ de uma forma simples, sem precisar fazer um programinha de teste e ainda ver as consultas SQL que ele gera?

Uma dica é utilizar o LINQPad (baixe aqui), um programa simples onde é possível testar suas consultas LINQ de fora de sua aplicação. Ele foi criado por Joseph Albahari, autor do livro C# 4.0 In A Nutshell e pode ser usado com LINQ To Objects, LINQ To SQL, Entity Framework (EntitySQL e LINQ To Entities) e LINQ To XML.

Ele permite, por exemplo, que você adicione uma conexão escolhendo o assembly onde se encontra seu modelo do EF (Entity Model) e a partir dela realizar suas consultas com LINQ. Detalhe que não é preciso fechá-lo para poder recompilar seu projeto, ele detecta automaticamente as mudanças no modelo.

É como se você estivesse fazendo uma consulta SQL usando  o SQL Management Studio ou semelhante, porém com o modelo ao invés do banco e o LINQ ao invés de T-SQL. Muito legal! Como o próprio criador diz no site: “Dê adeus ao SQL Management Studio!”. 🙂

Legal também que ele vem com uma série de exemplos tirados do livro acima mencionado (o que serve como grande auxílio para aprender LINQ) e é FREE (há uma versão paga que possui IntelliSense).

Dêem uma conferida.

Até a próxima.