Conhecem o LINQPad?

LINQPadAfim de aprender LINQ de uma forma simples, sem precisar fazer um programinha de teste e ainda ver as consultas SQL que ele gera?

Uma dica é utilizar o LINQPad (baixe aqui), um programa simples onde é possível testar suas consultas LINQ de fora de sua aplicação. Ele foi criado por Joseph Albahari, autor do livro C# 4.0 In A Nutshell e pode ser usado com LINQ To Objects, LINQ To SQL, Entity Framework (EntitySQL e LINQ To Entities) e LINQ To XML.

Ele permite, por exemplo, que você adicione uma conexão escolhendo o assembly onde se encontra seu modelo do EF (Entity Model) e a partir dela realizar suas consultas com LINQ. Detalhe que não é preciso fechá-lo para poder recompilar seu projeto, ele detecta automaticamente as mudanças no modelo.

É como se você estivesse fazendo uma consulta SQL usando  o SQL Management Studio ou semelhante, porém com o modelo ao invés do banco e o LINQ ao invés de T-SQL. Muito legal! Como o próprio criador diz no site: “Dê adeus ao SQL Management Studio!”. 🙂

Legal também que ele vem com uma série de exemplos tirados do livro acima mencionado (o que serve como grande auxílio para aprender LINQ) e é FREE (há uma versão paga que possui IntelliSense).

Dêem uma conferida.

Participe! Vamos trocar uma ideia sobre desenvolvimento de software!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: