Liderança periférica

Olá, pessoal

Neste artigo, trago para vocês um pouco sobre liderança, retirada de um dos capítulos do ótimo livro “The Connected Company”.

(Não se trata de um “livro de liderança”. Ele fala sobre empresas no mundo atual, que características as maiores e mais prósperas empresas de hoje possuem em comum, seguindo a linha de outro livro mencionado neste artigo. Recomendadíssimo.)

Voltando ao foco do artigo…

Edge Leadership, que eu tomei a liberdade de traduzir como “liderança periférica”, recebe esse nome por se tratar de uma forma de liderar onde o líder está junto das pessoas, às margens da empresa, ou seja, onde “a ação acontece”. Toda a liderança nas empresas modernas está fundamentada em PESSOAS, em como engajá-las.

PESSOAS EM PRIMEIRO LUGAR

A primeira regra da liderança periférica é contratar ótimas pessoas. Isso quer dizer contratar pessoas que tenham opções onde trabalhar (e não as que não tem pra onde ir); aquelas que não toleram chefes incompetentes; aquelas que são comprometidas porque gostam do que fazem; aquelas que sabem se auto-gerenciar.

Citando o trecho do livro (em tradução livre):

“Como um líder, se você atrair e contratar ótimas pessoas em primeiro lugar, metade de seus problemas de liderança estarão resolvidos de imediato. Seu trabalho é dar o exemplo, articular a estratégia, apreciar as pessoas e, na maioria das vezes, sair do caminho”.

Com ótimas pessoas contratadas, líderes criam condições para que novos líderes surjam e se organizem para resolver os problemas (lembrando que “líder” aqui não é um cargo atribuído a alguém e sim uma posição conquistada).

CONSCIÊNCIA

Ter consciência é perceber o que está acontecendo à sua volta para entender o impacto de suas ações e poder responder a mudanças de forma rápida e inteligente. Para que isso seja possível, é necessário fornecer informações a todas as unidades/times sobre as ações e a situação atual de cada uma delas tanto quanto for possível.

TENSÃO ADAPTATIVA

Este nome se refere à pressão que vem de fora da empresa, forçando-a a adaptar-se ou morrer. Quanto mais as pessoas sentirem essa tensão, mais senso de urgência elas terão e, portanto, mais motivadas a fazer algo a respeito.

Sendo assim, é trabalho do líder trazer essa pressão à tona, fazendo com que ela seja parte do dia-a-dia da empresa e, então, dar suporte para as pessoas atingirem os objetivos.

Um exemplo disso vem da empresa Vanguard, com o programa “Voice of the Client”, onde os empregados recebem e-mails diários com declarações dos clientes coletadas de grupos de discussões, comentários no site e chamadas ao suporte.

DIVERSIDADE É IMPORTANTE

Um líder cria condições para que a diversidade seja parte da empresa, evitando a formação de pessoas “padronizadas”. Um ambiente heterogêneo é mais propício para o surgimento de diferentes ideias e conceitos, fazendo com que a empresa esteja mais preparada para o futuro.

CONCLUINDO…

A era do gerente/coordenador/supervisor (qualquer cargo desses) que fica trancado em sua torre de marfim, pensando em tudo – ou simplesmente fazendo nada – e depois só dando ordens já passou há muito tempo.

Para que todos os pontos acima concretizem-se, faz-se necessária a presença do líder no campo de guerra, vendo com os próprios olhos a realidade, o contato direto entre os colaboradores e os clientes. O líder atual ajuda os demais, espalhando os princípios e comportamentos desejados para que a empresa vença.

Isso não é tudo sobre o líder moderno mas acredito já ter dado uma boa ideia. Espero voltar ao assunto em posts futuros.

E você? Conhece ou trabalha com um líder assim? Ou sua realidade é como a da maioria das empresas? Deixe seu comentário!

[]s

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4 comentários em “Liderança periférica

  1. Cara… vou resumir este artigo em uma palavra: Fantástico! Gostaria de destacar alguns pontos que chamaram bastante atenção… (1) “contratar pessoas que tenham opções onde trabalhar”, (2) “aquelas que não toleram chefes incompetentes”. Fazendo isso teremos como o próprio artigo diz, metade dos problemas resolvidos.

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